Freios

Como funcionam os freios?

O sistema de freios é composto de fluído transmite a força do pedal de freio para as rodas do veículo e também lubrifica o sistema de freio internamente. As borrachas e aglomerantes vedam o sistema de freio e o metal aloja os componentes de borracha e o fluído permitindo a pressão no sistema para a transmissão de força na hora de freiar o veículo.
Balanceamento

Como funciona o balanceamento?

O pneu balanceado permite que a roda gire sem provocar vibrações.

Qual a importância da manutenção?

  • O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.
  • Alguns sinais de manutenção
  • Vibração do volante
  • Barulhos em determinadas velocidades
Geometria

A Geometria do veículo é composta pelo alinhamento, caster e cambagem.

Como funciona a Geometria?

O alinhamento do veículo serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ele pode ficar comprometido com os choques do pneu na calçada, buracos nas pistas e também em acidentes de trânsito.
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste controla as características de rolamento das rodas.
O Caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo.

Qual a importância da manutenção?

Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo, a vida útil dos pneus, e o aumento do atrito do pneu com o solo gerando mais consumo de combustível.

Quando a cambagem está fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode puxar para um dos lados.

Alguns sinais de manutenção

  • Desgaste irregular dos pneus
  • Perda de estabilidade
  • Aumento do consumo
  • Direção puxando para o lado
  • Direção pesada
  • Volante Torto

DICAS

Quando fazer o alinhamento dos pneus:

  • Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo
  • Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos
  • Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção
  • Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus
  • Sempre que houver substituição de pneus

O alinhamento é também importante para detectar a necessidade de corrigir os ângulos de Caster e Cambagem.
Suspensão

Como funciona o sistema de suspensão?

O sistema de suspensão do carro serve para aumentar o atrito entre os pneus e o solo, fornecendo estabilidade e controle na direção e também assegurando o conforto ao dirigir.
A suspensão absorve e dissipa a energia dos impactos com o solo sem causar uma oscilação indevida no veículo, minimiza a transferência de peso do veículo de um lado para outro e de frente para trás e também transfere o peso do carro durante as curvas do lado mais baixo do carro para o mais alto.

O sistema de suspensão é composto por:
  • Amortecedores
  • Buchas
  • Bieletas
  • Molas
  • Terminais
  • Pivôs
  • Caixa de direção
  • Terminais e barras de direção
  • Junta homocinética
  • Rolamentos
  • Coxins
  • Batentes
  • Retentores
  • Bandeja
  • Braço de suspensão
  • Cubo de roda
Qual a importância da manutenção?

O sistema de suspensão garante o conforto e a estabilidade ao dirigir. A falta de manutenção pode reduzir a vida útil do veículo e comprometer a sua segurança.


Alguns sinais de manutenção
  • Vazamento no amortecedor
  • Excesso de oscilações
  • Ruídos indesejáveis

DICAS

Faça uma revisão nos amortecedores a cada 40.000 quilômetros.
Para garantir uma maior vida útil dos amortecedores, certifique-se que os acessórios como as coifas de proteção da haste, batentes e coxins estejam em bom estado.
Cargas acima do limite especificado pelo manual do fabricante e impactos muito fortes podem danificar todos os componentes da suspensão.
Se a coifa estiver rasgada, o pivô deve ser substituído imediatamente.
Troca de Óleo

Na Red7 Pneus você encontra a marca Mobil que é líder mundial na fabricação, distribuição e comercialização de óleos lubrificantes. Contando também com a troca de Óleo Inteligente.

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Especificação do óleo

A especificação do óleo é definida por dois parâmetros: viscosidade e nível de desempenho API. Os dois primeiros números determinam a fluidez do lubrificante ou viscosidade na partida a frio, e os últimos a fluidez a 100 ºC.
O ideal é que o primeiro número seja o menor possível, para que o produto tenha fluidez quando estiver frio, oferecendo pouca resistência. Já o segundo, pode ser o mais alto possível para que seja mais espesso em alta temperatura, protegendo mais o motor. O nível API indica a formulação de aditivos usados. Os mais comuns são os SG, SH, SJ, SL e SM, sendo o primeiro o que oferece o menor poder de limpeza e proteção do motor e o último, o maior poder. Se o motor do seu carro pede um óleo SH, você pode usar um de nível superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ, por exemplo, não pode usar um SH.

Você precisa usar aditivo no óleo?

O uso do aditivo é uma escolha sua, se você optar por um óleo do mais alto nível API, por exemplo, não será necessário usar o aditivo. O óleo Mobil, por exemplo, já possui aditivo balanceado no óleo dispensando o uso de aditivos extras.

Qual o tempo de troca do óleo?

O tempo para a troca do óleo deve ser sempre menor que o tempo indicado pelo fabricante quando o uso do veículo for severo, motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos e estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o veículo rodar no máximo 5 km por viagem, que é quando o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho, e toda a condensação de água e combustível não queimado vão para o cárter, contaminando o óleo e reduzindo sua viscosidade.

Preciso substituir o filtro a cada troca de óleo?

Apesar de cada veículo ter uma especificação, a recomendação geral é a substituição de óleo e filtro juntos, pois o filtro impede a circulação de impurezas no motor.

Qual o melhor óleo para o motor?

Os óleos sintéticos são apontados pelos especialistas como melhor opção para todos os veículos, pois trazem benefícios de longo prazo, como partidas mais rápidas, economia de combustível, preservação do motor de arranque e bateria, redução do desgaste e aumento da vida útil do motor.