Balanceamento e Geometria

 

Geometria

Quando um veículo está sendo projetado, faz-se necessário estabelecer um conjunto de regras que definam as medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas o qual podemos denominar Geometria da Suspensão, mais conhecido como Alinhamento de Direção ou Rodas. Um veículo que não estiver com as especificações geométricas da suspensão em conformidade com o fabricante (em função de impactos fortes), estará sujeito a sofrer arrasto dos pneus em curva, desequilíbrio das forças que atuam no veículo quando em sentido de marcha (puxando para o lado), desgaste prematuro e irregular dos componentes da suspensão e pneus. Para obtenção de um desempenho estável e confiabilidade na direção faz-se necessário manter-se as medidas fornecidas pelo fabricante, dentro de uma revisão preventiva que não exceda o limite e tempo de quilometragem, garantindo assim um perfeito contato do pneu com o solo, uma adequada distribuição de carga nas rodas, além de favorecer um trabalho suave das molas, amortecedores e propiciando melhor dirigibilidade e segurança.
Os aparelhos de medição da geometria podem ser do tipo mecânico (mais antigo), ótico, a lazer e computadorizado com relatório impresso. Todos os aparelhos tem condições de propiciar bons resultados, e o fator mais importante é ter um profissional treinado para o uso adequado do equipamento, conhecendo-se os ângulos corretos de cada veículo.

Balanceamento

O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e aro. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto. Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas
traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida
no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras.
Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.
O balanceamento pode ser feito tanto com as rodas no carro (usando balanceador local), como com as rodas fora do carro (balanceador de coluna).
Obs.: Com rodas amassadas, pneus recauchutados, deformados, o resultado dificilmente será o correto.

 

 

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Validade dos pneus 

Ela caduca em quatro anos após a data de fabricação, a qual está estampada no lado do pneu. A data de fabricação do pneu pode ser encontrada na lateral em uma sequência de letras e números que começa com a inscrição DOT. Para saber a data de fabricação do pneu, a informação mais importante está nos quatro últimos algarismos que representam a semana (os 2 primeiros) e o ano de fabricação (os dois últimos). Ex: DOT xxxx xxxx 4006 (40ª semana de 2006).

DOT é uma sigla para Department of Transportation (que é o departamento de transportes dos Estados Unidos). Essa inscrição é usada no Brasil porque o mercado nacional adota o padrão norte-americano de informações para os pneus. E, a saber, nos Estados Unidos, as fabricantes de pneus são obrigadas por lei a fornecer a data de fabricação do pneu de modo padronizado como você aprendeu acima, com a sequência DOT.

Pneus caducados podem causar acidentes. Inspecione sempre a data de validade dos mesmos.

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A importância de trocar o óleo do seu carro
Você sabia que deixar de lado a troca do óleo pode até fundir o motor do seu carro? Ar, óleo e combustível são essenciais para o bom funcionamento do motor. Os filtros servem para garantir que os integrantes desse trio cheguem ao destino sem impurezas – a troca deve ser feita de acordo com o indicado pelas montadoras e geralmente custa entre R$ 100 e R$ 300.
Mas qual a função de cada um destes elementos?
O filtro de ar é responsável por impedir que partículas sólidas contaminem a mistura de ar e combustível, e deve ser trocado, em média, a cada 10 mil km. Sua utilização correta aumenta a vida útil do motor e diminui o consumo de combustível. O filtro de óleo fica acoplado ao motor e, se não estiver em boas condições, pode entupir o canal de lubrificação, o que desgasta as peças móveis, levando a quebra e perda das mesmas.

A troca deve ser feita também a cada 10 mil quilômetros. Já o filtro de combustível tem como função impedir que partículas de impurezas como a ferrugem e até mesmo do próprio combustível cheguem aos bicos injetores ou carburador. A troca deve ser feita a cada 15 mil quilômetros rodados.

 

 

RED7 - Hora certa para trocar os pneus

 

É muito importante reconhecer o momento correto para trocar os pneus do seu carro.

A RED7 Pneus, empresa que acompanha o avanço da tecnologia e o aumento da qualidade dos pneumáticos, orienta seus clientes que fiquem atentos aos sinais que o próprio pneu indica. É a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição.

Para RED7 Penus, existem alguns motivos que ocasionam a troca dos pneus, podendo variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos. 

O motorista pode escolher o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado. Eles estão em alto relevo, são de borracha, ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando a borracha gasta, chegando a alcançar esta marcação, é o momento de trocar o pneu, pois a partir deste momento passa a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e corre-se o risco de ser autuado pelas autoridades de trânsito.

Esta regra, TWI, não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, pois, nestes casos devem ser substituídos imediatamente. 

Também é muito importante à quantidade de pneus a ser substituída. Caso tenha sido utilizado de forma correta o indicado é trocar os quatro ao mesmo tempo. Se não for possível, a troca vai ser de somente dois conjuntos, devem ser colocados no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

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Para escolher um novo pneu, entre em contato com a RED7 Pneus, a empresa tem profissionais qualificados para orienta-lo.
A RED7 Pneus possui parceria da DUNLOP. DUNLOP está no mercado á mais de 120 anos, girando o mundo com pneus de alta qualidade.